Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem sido cada vez mais frequente para auxílio em diferentes atividades no Brasil

Por Guilherme Paixão

Burger King é uma das franquias que utiliza totens de autoatendimento para agilizar os serviços. Foto: Divulgação

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente o uso de Inteligência Artificial (IA) em diferentes âmbitos. Um exemplo disso é que um estudo realizado pela IBM em 2022 revelou que 41% das empresas do Brasil já utilizavam algum tipo de ferramenta de inteligência artificial naquele momento.

Além de empresas, um levantamento da Google de julho de 2023 apontou que em cada dez alunos, três já usavam ferramentas de IA. No estudo, também foi revelado que 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de IA e 73% querem mais tecnologia na escola.

Mas como a tecnologia pode auxiliar os empreendedores do setor de alimentação? Por meio dela, é possível diminuir erros e desperdícios, além de prestar um atendimento ágil aos clientes com chatbots, entre outras inúmeras possibilidades. Confira alguns exemplos de utilizar a tecnologia a favor da sua empresa:

Chatbots no WhatsApp: imagine que você fosse um cliente e entrasse em contato com um restaurante por WhatsApp e ao invés de esperar um atendimento humano, você já tivesse um robô que fosse respondendo seus questionamentos. Isso permite que os funcionários do estabelecimento tenham mais tempo para atender aquele cliente.

Totens de autoatendimento: em grandes redes de fast food, é muito comum enxergar esta cena. Em horários de muito movimento, além da fila de atendimento, existem os totens de atendimento, onde os clientes podem agilizar o processo de compra de seu prato.

Cardápios digitais: muitas vezes disponibilizar cardápios digitais em seu site, redes sociais, e até mesmo por QR Code, facilita no atendimento presencial e online. Além do ganho de tempo junto ao cliente, para o empresário é válido em razão de não ter que imprimir dezenas de cardápios em razão de cada mudança que ele faça.

Dois dos pontos acima, cardápios digitais e chatbots no WhatsApp, podem ser utilizados inclusive no delivery de restaurantes. A IA no WhatsApp por exemplo pode ajudar na realização e no acompanhamento dos pedidos por parte dos clientes e empresários. O iFood, maior nome do mercado de delivery no Brasil, se utiliza da ferramenta para suas funcionalidades.

Além disso, ferramentas como o ChatGPT e o Gemini podem facilitar principalmente na gestão de redes sociais do estabelecimento. Por meio das IAs, os empreendedores podem conseguir insights e sugestões de como se comunicar com o público-alvo de sua marca.

A inteligência artificial se configura como uma ótima ferramenta para impulsionar o crescimento de bares e restaurantes. Através da otimização de processos, redução de custos, personalização da experiência do cliente e aumento da eficiência operacional, a IA oferece uma série de benefícios para o setor de alimentação.

Adotar diferentes tipos de IAs permite que os empresários tenham mais possibilidade de prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. Investir em soluções de IA, como chatbots, totens de autoatendimento, cardápios digitais e ferramentas de gestão, pode ser a chave para o sucesso duradouro.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários