Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Com investimentos bilionários da Amazon e Google, a ferramenta tem ganhado destaque na corrida pela inteligência artificial, mas ainda não está disponível no Brasil

Por Carolina Cerqueira

O Claude 3 representa um passo significativo no avanço da inteligência artificial, demonstrando potencial para transformar diversos setores. Foto: Canva

Desenvolvida pela Anthropic, startup fundada em 2021 por ex-funcionários da OpenAI, o novo modelo de linguagem Claude 3 promete ser mais rápido e poderoso do que seus atuais concorrentes de mercado.

O Claude 3 se destaca pela rapidez na entrega de informações e pela geração de respostas mais precisas e completas, mesmo para tarefas complexas.

Em testes, o Claude 3 superou o ChatGPT-4 da OpenAI e o Gemini da Google em tarefas que exigem raciocínio lógico, como matemática, programação e análise financeira.

Um dos grandes destaques da IA é que ela se apresenta como uma ferramenta multimodal, ou seja, além de conseguir realizar tarefas mais complexas, com maior capacidade de processamento de dados, ela consegue interpretar comando em formatos de imagem, gráficos e fotos, e em breve, também realizará a leitura vídeos e áudios.

A equipe da Bares & Restaurantes teve acesso à ferramenta. Um teste interessante foi fornecer uma imagem de um prato com o seguinte comando: “me diga a receita com base nessa imagem”; logo em seguida, a ferramenta forneceu uma lista de ingredientes e modo de preparo. Outro exemplo, foi pedido à ferramenta para recomendar bares temáticos com boas avaliações em uma determinada região, o que foi feito de forma ágil, com descrições sobre o local.

A ferramenta oferece respostas de maneira instantânea, mesmo com materiais mais densos, apresenta menos resistência a comandos e mais segurança com os dados que são fornecidos.

A versão Claude 3 foi treinada com dados públicos disponíveis até agosto de 2023, além de conjuntos de dados privados e de terceiros. O treinamento envolveu hardware da Amazon, AWS, que impulsiona os processamentos de dados e do Google Cloud.

Atualmente, a disponibilidade de uso da ferramenta está restrita em alguns países, como no Brasil, mas a startup acredita que em breve estará disponível para todo o mundo.

O Claude 3 representa um passo significativo no avanço da inteligência artificial, demonstrando potencial para transformar diversos setores. A corrida entre as grandes empresas de tecnologia para desenvolver IAs cada vez mais poderosas e complexas é acirrada, e o Claude 3 se coloca como um dos principais candidatos a liderar essa nova era.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários