Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Mesmo com o aumento dos salários, setor enfrenta dificuldades na contratação

O índice positivo reflete a gradual recuperação do setor após os impactos da pandemia de covid-19. Foto: Gerada por Inteligência Artificial/ Midjourney

O setor de bares e restaurantes vive um momento de retomada, impulsionado pelo aumento do rendimento médio mensal dos trabalhadores, que disparou 4,7% em 2023, segundo dados da PNAD Rendimento de Todas as Fontes divulgados pelo IBGE. Esse crescimento, que supera em muito o índice geral de 1,2% para o mesmo período, coloca o segmento como o que apresentou a maior alta salarial entre todos os ramos de atividade.

O índice positivo reflete a gradual recuperação do setor após os impactos da pandemia de Covid-19. Com a retomada da frequência em bares e restaurantes, a demanda por mão de obra qualificada se intensificou, levando a um reajuste salarial acima da média nacional para atrair e reter talentos.

Em 2023, o rendimento médio mensal atingiu a marca de R$2.025, ultrapassando pela primeira vez a cifra dos R$2.000. Isso se deve em parte ao fato de que o setor tende a empregar uma parcela significativa de pessoas sem qualificação. De acordo com uma pesquisa recente da Abrasel, aproximadamente 93% dos estabelecimentos de alimentação fora do lar contratam indivíduos sem experiência prévia.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca a importância desse aumento salarial como um indicador da recuperação do setor pós-pandemia, mas a dificuldade na contratação ainda é um desafio.

“O aumento do rendimento médio é muito importante para mostrar como o setor tem se recuperado da pandemia. Os bares e restaurantes têm encontrado dificuldades para contratar, por isso precisam reajustar salários acima da média, como forma de atrair e reter talentos. O problema é ainda maior quando falamos de profissionais especializados”, comenta Paulo Solmucci.

Desafios e oportunidades para empreendedores

Para os empreendedores do ramo, esse contexto exige atenção redobrada à gestão de pessoas. Investirna capacitação e na valorização dos colaboradores é crucial para fidelizar talentos e garantir a competitividade do negócio.

O aumento do rendimento representa uma oportunidade para empreendedores que buscam se destacar no mercado. Ao investir em seus colaboradores e oferecer um ambiente de trabalho de qualidade, esses negócios podem atrair e reter os melhores talentos, garantindo assim o sucesso a longo prazo.

*Conteúdo feito com informações do blog Mercado & Consumo

Comentários