Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Entenda a importância de fazer uma boa gestão de estoque no seu restaurante e descubra quais os principais erros que podem estar prejudicando seu negócio

Saber gerir bem os ingredientes tem um grande impacto nos resultados do restaurante e pode ser a diferença entre excesso de gastos e compra equilibrada de insumos. Foto: Midjourney

Manter um controle de estoque eficiente em um restaurante é fundamental para garantir a organização operacional e a saúde financeira do negócio. No entanto, é comum que gestores enfrentem desafios ou até mesmo negligenciem esse aspecto crucial.

As consequências de uma gestão de estoque inadequada são significativas: falta de insumos para atender à demanda dos clientes, desperdício de alimentos e aumento das despesas.

A seguir, entenda mais sobre a importância de fazer uma boa gestão de estoque em restaurantes, descubra quais os erros mais comuns e saiba como evitá-los.

A importância da gestão de estoque

O controle de estoque é um processo bastante complexo em restaurantes, pois muitos dos insumos são perecíveis e, conforme o movimento e os pedidos realizados pelos clientes, a saída pode variar bastante.

Por isso, é importante ter processos bem definidos, utilizar as tecnologias adequadas e treinar a equipe para manter o estoque sempre em dia e bem organizado. Ao fazer uma boa gestão do estoque, é possível:

• Reduzir desperdícios de alimentos, aproveitando todos os insumos;
• Controlar custos e obter uma melhor margem de lucro;
• Otimizar as compras, evitando excessos ou falta de itens essenciais;
• Garantir a qualidade e segurança dos alimentos;
• Ter mais eficiência operacional, agilizando desde as compras até a produção;
• Manter a satisfação dos clientes, oferecendo pratos de qualidade e sem falta de itens do cardápio.

Mas para usufruir desses benefícios, a gestão do estoque deve ser feita com atenção a diferentes aspectos, desde a organização do estoque, passando pela criação de fichas técnicas, até os registros de entradas e saídas.

Como há muitos processos diferentes envolvidos no controle de estoque, é muito comum cometer erros. Veja a seguir quais são os mais comuns e como evitá-los.

5 erros comuns na gestão de estoque em restaurantes

Para fazer uma boa gestão do estoque, analise seus processos atuais e verifique se não está cometendo algum dos seguintes erros:

1 – Não criar fichas técnicas
As fichas técnicas são documentos que indicam, entre outras informações, os ingredientes utilizados em cada receita.

Elas são uma referência para calcular com maior precisão a quantidade de insumos necessários para a produção, assim como para registrar as saídas do estoque de forma exata. Portanto, são fundamentais para o controle de estoque.

2 – Deixar itens parados no estoque
Quando não há uma gestão de estoque eficiente, é comum que muitos itens fiquem parados no estoque. Isso é prejudicial para o restaurante, pois o investimento nesses insumos não está tendo retorno e, caso fiquem parados por muito tempo, eles podem passar da validade.

Para evitar perdas, é preciso identificar quais produtos estão parados e criar estratégias para aumentar a saída. Por exemplo: fazer uma promoção que combine um item que está parado no estoque a outro que é popular e costuma vender bem.

3 – Fazer registros manuais
Os registros de entradas e saídas do estoque são essenciais para o controle. Quando feitos manualmente, estão sujeitos a erros e esquecimentos. Isso acaba causando inconsistências nas informações e prejudicando a gestão.

Para ter dados confiáveis e aumentar a eficiência, é recomendado utilizar um sistema de controle de estoque. Ele faz os registros automaticamente, reduzindo os erros drasticamente e tornando os processos muito mais ágeis.

4 – Esquecer da rotatividade
Um erro clássico é utilizar ingredientes que acabaram de chegar ao estoque antes dos que já estão lá há mais tempo. Isso ocorre por uma falha na organização.

Para garantir a rotatividade e reduzir as perdas, você pode adotar o sistema PVPS (“Primeiro que vence, primeiro que sai”), no qual os novos produtos sempre são armazenados abaixo ou atrás dos antigos.

5 - Não prever demanda
Outro erro comum é não fazer uma previsão da demanda e, por isso, não estar preparado para atendê-la.

Saber quais são os itens do cardápio mais populares e quais os dias com maior movimento no seu restaurante é fundamental para fazer uma boa gestão de estoque, garantindo a disponibilidade adequada dos insumos.

Como fazer um bom controle do estoque
Além de evitar esses erros, para ter uma gestão de estoque eficiente é essencial ter processos muito bem definidos, treinar a sua equipe e contar com a ajuda da tecnologia.

Plataformas para restaurantes como a EPOC, por exemplo, permitem criar fichas técnicas e automatizar os processos de controle de estoque.

Isso evita os erros mais comuns que citamos acima e permite que seu restaurante elimine desperdício e reduza os custos operacionais, aumentando a lucratividade.

*Conteúdo feito com informações do blog da EPOC.

Comentários