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Segundo pesquisa feita pela Wine Intelligene, o Brasil está experimentando um crescimento no mercado de vinhos notável com o aumento de consumidores regulares, podendo ser uma oportunidade para bares e restaurantes de aumentar sua lucratividade

Diego Bertolini, especialista consultor, destaca o cenário positivo para bares e restaurantes, apontando para oportunidades de ampliar margens de lucro, diversificar ofertas e capacitar equipes de atendimento. Foto: Canva

O mercado de vinhos no Brasil vive um crescendo notável, uma melodia harmoniosa que conquista cada vez mais paladares. De acordo com a Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre a bebida, entre 2019 e 2020, o número de consumidores regulares de vinho saltou em 3 milhões, comprovando a popularidade crescente da bebida.

Esse crescimento é impulsionado por um público cada vez mais diverso e curioso por explorar novos sabores e experiências. A Wine Intelligence revela que a população de consumidores regulares de vinho dobrou nos últimos 12 anos, passando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022. Entre 2016 e 2021, foram consumidos mais de 20,2 milhões de litros no país, e a Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado, prevê que esse número dobrará até 2026, um futuro promissor para o setor.

Em entrevista ao podcast da revista Bares&Restaurantes, O Café e a Conta, produzido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o consultor especialista Diego Bertolini reforça o cenário positivo para o mercado de vinhos e destaca as oportunidades para bares e restaurantes.

“Hoje, temos uma oferta de vinhos de excelente qualidade e com ótimo custo-benefício. O empresário consegue comprar rótulos por preços mais acessíveis e revender com uma margem de lucro maior sem pesar para o consumidor final.”

Oportunidades para Bares e Restaurantes:

Ampliar a margem de lucro: o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.

Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.

Capacitar a equipe de atendimento: profissionais treinados para auxiliar os clientes na escolha do vinho ideal garantem uma experiência ainda mais agradável. Uma equipe especializada que garante a satisfação dos clientes, atualmente existem diversos cursos dos mais variados valores de sommelier de vinhos, opção que pode ser válida para o treinamento da equipe.

O mercado de vinhos no Brasil está em franca expansão e as perspectivas para 2024 são extremamente positivas. Bares e restaurantes que souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.

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