Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras

Os cartões vale-alimentação e vale-refeição são benefícios regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que tem como objetivo incentivar os empregadores a oferecer alimentação de qualidade aos seus colaboradores. Foto: Freepik

Oferecer benefícios aos colaboradores é uma forma efetiva de atrair e reter talentos, além de ser uma vantagem financeira para as empresas. Os cartões vale-alimentação e vale-refeição são benefícios regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que tem como objetivo incentivar os empregadores a oferecer alimentação de qualidade aos seus colaboradores. Aderir ao programa garante isenção de encargos sociais e redução no Imposto de Renda (IR).

Os benefícios que são regulamentados pelo PAT incluem o vale-alimentação, que permite que o funcionário adquira gêneros alimentícios em mercados e outros estabelecimentos do gênero, e o vale-refeição, que é usado para a compra de refeições prontas em restaurantes, padarias e lanchonetes.

O cartão alimentação oferece mais flexibilidade, já que o próprio funcionário escolhe os itens que vai levar para casa, enquanto o cartão refeição garante uma refeição nutricionalmente adequada durante a jornada de trabalho.

Ao se cadastrar no PAT, a empresa garante a isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício, além da possibilidade de dedução no Imposto de Renda. Para ter acesso a essa dedução, o empregador precisa observar alguns quesitos, como o valor dos benefícios concedidos ao trabalhador, que não pode ser maior do que um salário mínimo, e a inclusão somente dos trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos para fins do cálculo da dedução do IR.

Qualquer empresa pode se cadastrar no PAT. O primeiro passo é preencher o formulário de adesão disponível na página oficial do programa e criar um login com CPF, nome e e-mail, escolhendo a opção "beneficiária" no grupo de acesso.

Em seguida, é necessário preencher os dados cadastrais do CNPJ da empresa empregadora, o número de benefícios concedidos, o número de trabalhadores contemplados, a empresa facilitadora e os dados do responsável pelas informações do cadastro.

A satisfação dos colaboradores com o trabalho e com a sua qualidade de vida é outra vantagem do PAT. Oferecer esse tipo de benefício conta muitos pontos para a atração e retenção de talentos, além de contribuir para a saúde dos profissionais, dando acesso a uma alimentação de maior valor nutricional. Portanto, ao oferecer os cartões vale-alimentação e vale-refeição, as empresas podem garantir uma série de benefícios para si mesmas e para seus colaboradores.

*Com informações de Sodexo Benefícios.

Oferecimento:

cafe_e_a_conta.gif

Comentários