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Lançado no final de 2020, o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado em 2022, com mais de R$ 10,9 milhões em 24 milhões de transações

Entre a população adulta, 136 milhões de pessoas aderiram ao Pix. Foto: Freepik

Lançado no final de 2020, o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado em 2022, com mais de R$ 10,9 milhões em 24 milhões de transações. O pagamento com QRCode foi um dos que mais cresceram e já representa 24% do total.

Em palestra na Autocom 2023, Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix do Banco Central do Brasil, destacou que, a partir de janeiro de 2022, houve uma adesão maior das empresas ao Pix e isso incluiu uma massa da população que estava excluída do mercado de consumo.

“Alguns modelos de negócios dependiam quase que exclusivamente do cartão de crédito e muita gente não tem acesso a esse meio de pagamento. Essas pessoas ficavam excluídas e a empresa perdia um potencial cliente”, analisa.

Essa evolução se refletiu no valor do ticket médio por transação, de R$ 474,04. Segundo Brandt, 73% das empresas já utilizam o meio de pagamento. Entre a população adulta, 136 milhões de pessoas aderiram ao Pix. “Isso significa inclusão financeira porque as pessoas passam a ter acesso a outros produtos no sistema financeiro e também fora, como um aplicativo de transporte ou comida”, afirma.

Fonte: Mercado e Consumo

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