Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Rede Q! Donuts atualmente tem quatro unidades em cidades do interior paulista e faturou R$3,8 milhões em 2022

A primeira loja do Q! Donuts foi aberta em Campinas, no ano de 2020. Foto: Divulgação

Dez anos atrás, os amigos Guilherme Motta e Roberto Carneiro conheceram-se em um curso de natação. Eles acabaram ficando amigos e mantiveram o contato. O primeiro era sócio de uma empresa de transportes e o segundo, franqueado de uma marca de educação.

Certo dia, em 2018, em um almoço, eles viram uma pequena loja de donuts em Indaiatuba (SP), onde moram, e tiveram o insight de empreender no ramo. Hoje, são donos da Q!Donuts, rede com quatro lojas próprias, que faturou R$ 3,8 milhões em 2022 e começou a expansão por franquias.

Motta conta que eles chegaram a buscar algumas opções de franquias para investir no ramo, mas não se identificaram com nenhuma. “Contratamos uma empresa de desenvolvimento de produtos no ramo alimentício para nos ajudar a chegar à receita certa”, afirma o empreendedor. Ele calcula que o processo de desenvolvimento da marca tenha demandado um investimento aproximado de R$ 50 mil.

Quando chegaram ao sabor que queriam, em 2020, abriram a primeira loja em Campinas (SP). Como o período coincidia com as regras de restrição da pandemia, a operação começou apenas com delivery e take away (retirada).

Pouco tempo depois, eles abriram a segunda unidade em Piracicaba, também no interior paulista, e a terceira foi inaugurada em Indaiatuba. A quarta loja foi aberta no Campinas Shopping, no formato de quiosque. “A ideia era testar a distribuição de produtos para iniciar um modelo de franquias”, diz.

Ao longo do tempo, eles foram desenvolvendo os sabores, internalizando a produção dos recheios e homologando fornecedores para itens pré-fabricados, como creme de avelã. Também revisaram alguns processos operacionais, que foram aprendendo conforme faziam – nenhum deles tinha experiência no mercado de alimentação. “No início, a Q! Donuts não abria aos domingos. Com o tempo, foram feitas algumas adaptações e hoje é o dia de maior faturamento da marca”, diz.

Outro aspecto que ganhou a atenção dos empreendedores foi o layout das lojas. A ideia era desenvolver um espaço “instagramável” para incentivar a produção de fotos e, consequentemente, a divulgação espontânea da marca nas redes sociais.

Além do sabor, eles acreditavam que isso seria um diferencial importante para destacar a marca. No ano passado, a rede própria faturou R$ 3,8 milhões, e a meta é chegar a R$ 4,1 milhões em 2023.

Agora, eles abriram para expansão com franquias, e estão de olho em cidades em um raio de até 300 km de distância. A produção é centralizada em Campinas, em uma fábrica de 500 metros quadrados, inaugurada no final do ano passado. “O franqueado só faz a montagem do donuts na loja, o produto chega praticamente pronto.” A fábrica tem capacidade para atender até 60 unidades, de acordo com Motta.

O investimento inicial para se tornar um franqueado do quiosque é de a partir de R$ 180 mil, e prevê estrutura, primeiro estoque, taxa de franquia e capital de giro. Para a loja, o aporte é a partir de R$ 210 mil, já contemplando a reforma do espaço. O prazo de retorno é estimado em até 24 meses.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários