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Empreendimentos, como o Pirata Bar, em Fortaleza, que investem em autenticidade convertem ideias criativas em satisfação e fidelização de consumidores

Por Flávia Madureira

O Pirata Bar, em Fortaleza (CE), é um dos pontos mais badalados da cidade e aborda a temática que vem em seu nome em cada detalhe de sua operação.

Bares e restaurantes que garantem uma alta rotatividade de clientes, sem deixar a desejar na qualidade do serviço oferecido, já têm grande parte do que é necessário para construir uma história de sucesso. Um fator que se alia a este na jornada do estabelecimento é a fidelização de público, obtida diante de uma série de elementos que remontam a outro em especial: a identidade.

O conceito de identidade pode ser definido como “um conjunto de características que distinguem algo ou alguém e por meio das quais é possível individualizá-lo”. Quando aplicado ao estabelecimento, diz respeito a cada detalhe desde a apresentação dos pratos do menu até o uniforme da equipe e a decoração.

A identidade precisa ser pensada desde o início, para que o bar ou restaurante já seja inaugurado a partir de uma estrutura condizente com a sua proposta. Ela definirá a estratégia de narrativa utilizada para desenvolver a marca, técnica conhecida como storytelling.

Esta técnica pode incorporar informações como a origem do estabelecimento, sua missão, visão e valores, além de ser responsável pela consistência da cultura que ele quer estabelecer e ofertar ao público.

E para garantir que toda a estrutura esteja coerente em si mesma, a proposta precisa determinar de forma clara o estilo do estabelecimento, público-alvo e sua localização. A partir de então, torna-se necessário afunilar as definições da gastronomia, ambiente, tipo de bar (se irá contar com o serviço de barman ou bartender), e assim seguir para detalhes como o layout do cardápio e os utensílios utilizados.

A identidade é uma base para se fazer o branding, um diferencial quando se trata de vender a sua marca. Trata-se de uma representação simbólica do estabelecimento que cria uma associação imediata a ele, seja por meio de uma conexão, consciente ou não, estabelecida com o cliente.

Um exemplo forte da consolidação de todos esses fatores pode ser encontrado em bares temáticos conhecidos pelo público. O Pirata Bar, em Fortaleza (CE), é um dos pontos mais badalados da cidade e aborda a temática que vem em seu nome em cada detalhe de sua operação.

Dedicado à cultura e culinária locais, seu estilo próprio chama a atenção pela originalidade. O bar tem sua parcela de clientes fiéis e uma cota de visitantes de outros estados e até mesmo estrangeiros. Hoje em dia, é um dos roteiros turísticos da cidade e já cativa pela fachada inspirada no deck de navios antigos.

O nome dos itens do cardápio é baseado em expressões típicas do vocabulário local e apresentação também já caracteriza parte da experiência. Os garçons têm uniformes que remetem à cultura cearense e o ambiente é todo decorado conforme sua proposta.

A soma desses elementos compõe a chave do sucesso do bar, como afirma Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará e sócio do estabelecimento. A aparência e estrutura únicas chamam a atenção da clientela e sustentam o interesse durante a estadia.

Essa singularidade cativa quem conhece o local e, associada a um atendimento bem-feito, estabelece uma conexão afetiva que tem todo o potencial de ser cultivada pelo cliente. Isso o torna propenso, também, a desembolsar um valor maior para garantir o melhor da experiência.

É a partir da satisfação do público que o estabelecimento ganha fôlego para ter um desempenho cada vez melhor e adquire embasamento para buscar uma expansão. Entretanto, ainda que um futuro otimista seja baseado nos resultados positivos de um primeiro momento, a capacidade de adaptação é fundamental para driblar as adversidades que possam atingir um empreendimento do setor.

No caso da pandemia, por exemplo, a resiliência foi um fator determinante para o enfrentamento da crise. “ Com a redução do contato direto com os clientes e as normas sanitárias que desencorajavam aglomerações, foi preciso que nós nos reinventássemos”, conta o empresário.

Segundo o proprietário, a estratégia utilizada no período foi o que garantiu a sobrevivência do bar,que passou por uma reorganização do espaço interno para abrigar duas novas vertentes do negócio: o Café Ilha e o Restaurante Arupemba, que passaram a integrar o novo Complexo Pirata.

A flexibilidade, no entanto, não é uma virtude que deve ser explorada apenas a nível gerencial: variações de cardápio que sirvam para torná-lo mais inclusivo podem não parecer um ato tão significativo à primeira vista, mas terão um grande impacto na percepção dos clientes que se beneficiam com essas medidas.

Aproveitar elementos da identidade do negócio para inserir pratos plant-based, aqueles feitos sem o uso de ingredientes de origem animal, ou mocktails (drinks não alcóolicos) no cardápio, por exemplo, demonstra uma preocupação com públicos mais restritos que passam a confiar no estabelecimento como um local capaz de atendê-los e de proporcionar experiências diferenciadas.

Essa expectativa não deve corresponder apenas a bares ou restaurantes temáticos, no entanto. Outros modelos de negócio também devem ser capazes de captar e reter clientes mantendo uma identidade própria que não seja baseada em altos investimentos na caracterização do espaço.

A simplicidade também pode conquistar e estabelecer vínculos, desde que se mantenha um padrão de qualidade e que a proposta do estabelecimento esteja alinhada com as expectativas do ambiente em que está inserido.

O segredo, neste caso, é inovar utilizando um dos principais recursos que devem ser aplicados no negócio: a criatividade. “Certos itens são indispensáveis no menu, como uma boa porção de batatas fritas. Por serem tão comuns, é mais desafiador utilizá-las como um diferencial da casa, mas isso não significa que não podem ser servidas de uma forma incrementada. Usar temperos locais e disponibilizar molhos especiais irá tornar essa experiência muito mais atrativa”, completa Taiene.

Em termos de autenticidade, o Complexo Pirata é autoridade. Além dos pratos diferenciados e da caracterização dos funcionários, o bar é sede do evento conhecido como “Segunda-feira Mais Louca do Mundo”. A vontade de inovar e de proporcionar aos clientes a melhor experiência possível levou à abertura da casa às segundas-feiras e o evento se popularizou.

Tornou-se uma tradição da capital cearense e o reconhecimento extrapolou as terras brasileiras, ganhando destaque no The New York Times. Ações como esta demonstram que explorar seu potencial e dar liberdade à criatividade pode compensar mais do que se imagina.

Buscar inspiração em histórias de sucesso traz a motivação necessária para empreendedores independentemente do estágio do negócio. Entretanto, o foco na realidade do seu bar ou restaurante não pode ser deixado de lado na tentativa de se aplicar “fórmulas”.

A chave é manter a originalidade e ter atenção às necessidades dos clientes, com foco na qualidade do serviço. Estas noções básicas formam um alicerce para que o plano de crescimento seja traçado e eleve a marca, progressivamente, a patamares cada vez mais altos.

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