Ações realizadas no âmbito do Programa Qualidade na Mesa – 2004 / 2007


Seguem abaixo os resultados alcançados no Programa Qualidade na Mesa, realizado pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional. O programa foi desenvolvido no período de 01 de novembro de 2004 a 30 de outubro de 2007, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do turismo brasileiro, por meio da melhoria dos serviços prestados nos bares e restaurantes, e do estímulo ao fortalecimento da gastronomia brasileira.

* Realização de 27 seminários contando com a presença de mais de 1.850 pessoas entre empresários e autoridades
* Acréscimo de 188% no número de cidades beneficiadas com programas de qualificação profissional após a 2ª edição do Programa Qualidade na Mesa em relação à sua 1ª edição
* Consolidação do processo de interiorização alcançado pela entidade, fazendo o programa chegar a 23 cidades do interior, de um total de 49 cidades contempladas. Neste quesito, houve um aumento de 2200% de cidades do interior contempladas em relação à 1ª Edição do Programa
* Incremento de 82% no número de seccionais instaladas em relação à 1ª Edição do Programa
* Capacitação de 72 profissionais de 23 estados e mais o Distrito Federal, aptos a atuar como “Instrutores Masters” do programa MLT, responsáveis pela formação de multiplicadores e por sua tutoria
* Realização de 90 cursos de qualificação em todo o país, perfazendo um total de 1901 profissionais capacitados de 965 empresas, em 41 cidades diferentes (ver pesquisa de avaliação desta ação)
* Desenvolvimento de 06 (seis) conteúdos de treinamento, para as seguintes ocupações: Garçom, Commis, Maitre, Caixa, Barman e Atendente de Fast-Food, que serão oportunamente utilizados pela Abrasel em seus programas de treinamento
* Rede de consultores para as Boas Práticas composta de 67 profissionais credenciados, em 23 estados e no Distrito Federal, selecionados de acordo com a formação profissional e experiência na implantação de programas de segurança dos alimentos para o segmento de alimentação fora do lar
* Realização de 101 cursos relacionados à fase I do BOAS, onde foram capacitados 2096 profissionais de 1053 empresas, em 45 cidades diferentes (ver pesquisa de avaliação desta ação)
* Publicação do primeiro livro da série denominada “Caminhos do Sabor” no roteiro gastronômico da “Estrada Real”, que passou por três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Tiragem de 1.000 exemplares.
* Publicação do segundo livro da série “Caminhos do Sabor”, desta vez intitulada “Rota dos Tropeiros”, refazendo o caminho trilhado pelos comerciantes, conhecidos como tropeiros, que saiam de Viamão no Rio Grande do Sul e iam até Sorocaba em São Paulo para vender seus produtos em grandes feiras. Tiragem de 1.000 exemplares.
* Publicação da série “Caminhos do Sabor”, desta vez batizada “Do doce ao sal”, que envolveu estados do Norte e Nordeste do Brasil. Impressão final de 1.000 exemplares.
* Realização dos Festivais Gastronômicos em Ouro Preto e Salvador
* Apoio para o desenvolvimento e realização dos Festivais em Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro
* Realização da 1ª Edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, que envolveu, simultaneamente, 24 estados brasileiros, contando com a participação de 1.057 restaurantes em 70 destinos turísticos do país, tendo sido vendidos 115.376 mil pratos durante o evento
* Criação do 1º Código de Conduta para bares e restaurantes brasileiros, marco fundamental para o fortalecimento da imagem do setor na sociedade, notadamente pela apresentação do compromisso institucional da Abrasel referente às relações das empresas do setor de alimentação fora do lar com as partes interessadas – público interno, fornecedores, concorrentes, consumidores, governo, sociedade geral, ONGs e entidades ambientais – do ponto de vista da responsabilidade social
* Participação da Abrasel nas seguintes feiras e eventos nacionais e internacionais:
– FISPAL BRASIL, Anhembi de 07 a 10 de junho de 2005.
– FISPAL LATINO, Centro de Convenções de Miami Beach, FL, USA, de 10 a 12 de maio de 2005.
– NRA Show 2005, Centro de Convenções de Chicago, IL, USA, de 19 a 24 de maio de 2005.
– Equipotel 2005, no Anhembi, São Paulo
– NRA Show 2006, Centro de Convenções de Chicago, IL, USA, de 20 a 23 de maio de 2006.
– Equipotel 2006, no Anhembi, São Paulo, de 12 a 15/09/06
– FISPAL BRASIL, de 17 a 20/07/06.
– SIAL, Paris, França, de 22 a 26/10/06
* Realização do piloto do Projeto “PAPA ÓLEO”, voltado para estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residual, promovendo ganhos de imagem ao segmento de alimentação fora do lar.
* Desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Abrasel Nacional e de 10 seccionais
* Desenvolvimento da Governança Corporativa da Abrasel Nacional
* Desenvolvimento da plataforma de Ensino a Distância da Abrasel, disponibilizando para o segmento de alimentação fora do lar um conjunto completo composto de:
– 09 (nove) vídeos-aula para o Curso de Gestão acompanhado de material escrito para o aprofundamento de estudos
– 08 (oito) vídeos-aula para o Curso de Boas Práticas acompanhado de material escrito para o aprofundamento de estudos
– 05 (cinco) vídeos-aula para o Curso de Espanhol aplicado a Bares e Restaurantes acompanhado de material escrito para o aprofundamento de estudos
– 05 (cinco) vídeos-aula para o Curso de Inglês aplicado a Bares e Restaurantes acompanhado de material escrito para o aprofundamento de estudos

* Estudo de viabilidade econômica, financeira, mercadológica, jurídica e operacional para instituição de uma Cooperativa de crédito dos micros e pequenos empresários do setor, denominada primariamente de SICOOB CREDIABRASEL.