28/11/11 - Modelo gourmet de padaria brasileira será exportado para a China

A panificação brasileira está cruzando fronteiras. Ela é um dos motores da economia nacional, responsável pela manutenção de 758 mil empregos diretos e vendas de R$ 56,3 bilhões. O modelo de padarias gourmet, que diferencia as padarias brasileiras das demais existentes pelo mundo, será a base de uma plataforma de exportação.

Trata-se do projeto Brazilian Bakery, da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), desenvolvido em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan) e a Márcio Rodrigues & Associados, e ancorado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos- Apex, do governo federal.

A primeira etapa de apresentação deste projeto é o mercado chinês. "A padaria brasileira pode ser a grande porta de entrada para novos produtos brasileiros na China", diz o presidente da Abip, Alexandre Pereira, lembrando que o país asiático é hoje grande importador de soja e de ferro do Brasil.

"A padaria-gourmet representa uma grande oportunidade para que o Brasil diversifique e mude o nível de sua pauta de exportação para a China", diz ele. Com efeito, a padaria gourmet pode abrir terreno para a exportação dos diversos produtos que são oferecidos por esse modelo de padaria, como o nosso café; pão de queijo e outros panificados; queijos regionais; sucos típicos, como açaí; o vinho gaúcho; sem falar na genuína cachaça verde-e-amarela.

"O projeto é um cartão de visitas da panificação brasileira, que vai criar interessantes oportunidades de negócio para o País", diz Márcio Rodrigues, presidente da Márcio Rodrigues & Associados, que vai atuar no apoio à exportação de todo o conhecimento técnico e específico no setor.

O presidente da Abip destaca o potencial do mercado chinês, que vai ganhar mais de 500 milhões de novos consumidores nos próximos três anos. "Esse é o momento certo para investir na internacionalização da panificação brasileira", conclui ele.

Fonte: Portal Alimentação Fora do Lar