28/04/2011 - Uma volta ao mundo através dos sabores

Os clientes poderão participar da votação que vai escolher a melhor receita e ainda podem ganhar um cruzeiro

 

Durante o mês de maio, os sabores do Espírito Santo irão viajar pelo mundo inteiro e ficar à disposição de nove cidades capixabas. É que entre esta quinta (28) e o próximo dia 29 de maio acontece a sexta edição do Brasil Sabor. As pessoas poderão visitar os restaurantes à la carte, pizzarias, sanduicherias e docerias participantes, em Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares, Guarapari, Domingos Martins, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim e Aracruz.

 

Para a superintendente do Sindbares, Andrea Milholo Vieira, é a oportunidade para divulgar e valorizar a gastronomia brasileira.  "E com isso, os restaurantes recebem uma média de 20% a mais de clientes nessa época", afirma. Durante este, que é o maior evento de gastronomia do planeta, que ocorre em todo o território nacional, 47 estabelecimentos no Estado vão apresentar suas propostas à idéia de oferecer ao público um prato com as características de sua cozinha, mas com ingredientes da terra.

 

É o caso do restaurante japonês Sushimar, que participa do festival desde a primeira edição. O que no primeiro ano foi algo impensado e na base da brincadeira, se mostrou uma oportunidade de casar duas culinárias tão diferentes num prato só. "Para este ano temos um tempurá de frutos do mar com características capixabas, no tipo de camarão escolhido e nos vegetais. A influência portuguesa é o que uniu Japão e Brasil neste prato", explica o proprietário do restaurante, Fernando Lazarini.

 

"O bom do festival é que ele traz pessoas diferentes. A gente conhece os clientes de sempre, e percebe quando aparecem as pessoas que vêm com o bloco do festival para avaliar. Existem os que viram clientes, porque perdem o 'preconceito' com a comida oriental e o hábito de comer com palitinhos", acrescenta Lazarini.

 

Os pratos contarão com um preço diferenciado para atrair os clientes e, posteriormente, as receitas entrarão para um livro que será distribuído pelo Brasil inteiro. O evento nacional é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e no Estado está a cargo do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindibares).

 

Ganha o cliente, ganha o garçom

 

Os clientes poderão participar da votação, durante o festival, que vai escolher a melhor receita entre os 47 estabelecimentos participantes. Para isso eles ganham o bloco do festival e avaliam, item a item, os pratos. E, ao final, ainda podem ganhar uma viagem. Serão oito dias em um cruzeiro marítimo para Maceió, em Alagoas.

 

E o garçom que servir a iguaria ao cliente vencedor também será premiado, com um aparelho televisor de 47 polegadas. "É um diferencial que trouxemos este ano, e é exclusivo para o Espírito Santo. Os outros estados não estarão participando", avisa a superintendente do Sindbares, Andrea Milholo Vieira.

 

Fonte: ES Hoje