|
O Encontro Abrasel Aracaju começou ontem com uma solenidade de abertura bastante prestigiada. Entre diversas autoridades, estiveram presentes a diretora da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Tanit Bezerra, representado o prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira; o vereador e futuro secretário de turismo do Estado de Sergipe, Elber Batalha, o presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci Júnior, o presidente da Abrasel Aracaju, Augusto Carvalho, o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles, o presidente do Conselho Nacional da Abrasel, Joaquim Saraiva, o superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos e o diretor presidente da Emsetur, José Roberto de Lima Andrade, que representou o governador Marcelo Déda na solenidade
Em seu discurso de abertura da cerimônia, o presidente da Abrasel Sergipe Augusto José valorizou o desempenho da equipe da seccional para realizar o Encontro com qualidade para oferecer um debate qualificado e com temas atuais e importantes para o setor.
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, lembrou que a entidade completou em janeiro 25 anos de atuação em defesa dos interesses do segmento. “Estamos presentes hoje em todo o país, num total de 50 municípios. O grande desafio que a entidade tem priorizado é levar conhecimento, orientação e diretrizes para chegar aos menores empreendedores do setor de alimentação fora do lar”, disse Solmucci. Como ferramenta para auxiliar no cumprimento dessa meta, o presidente informou que está sendo lançado o Sou Abrasel, uma forma moderna de associativismo que permitirá além do envolvimento, atender às demandas de empresas que se localizam distantes das sedes da Abrasel nos estados. O presidente cobrou também do poder público maior engajamento para atender a pauta de reivindicações do setor.
Para o superintendente do Sebrae de Sergipe, Lauro Vasconcelos, um evento como o Encontro Abrasel é de grande importância para os profissionais que estão atuando no segmento. Ele ressaltou ainda a riqueza da programação técnica que trouxe uma diversidade de temas para os debates e que certamente vai contribuir para o desenvolvimento dos empresários do setor no Estado.
O presidente da Emsetur José Roberto de Lima Andrade destacou a importância do empresário do setor de bares e restaurantes para o desenvolvimento do turismo. “Acho que estes profissionais são os que têm maior responsabilidade sobre o sucesso e crescimento do turismo sergipano. Turismo é uma experiência de sabor. Esta é uma parte fundamental desta experiência” José Roberto convidou ainda os presentes a experimentarem as delícias da culinária Sergipana e garantiu que este seria um dos motivos para retornar ao estado.
Já o secretário de Turismo de Sergipe, vereador Elber Batalha, disse que a qualificação será uma de suas principais ações frente à Secretaria. “Em nosso trabalho frente à Sectur nossa meta principal será a capacitação profissional de todas as áreas ligadas ao turismo”. Ele parabenizou à Abrasel SE pela iniciativa de levar um evento desse porte ao Estado, com uma programação técnica que propiciou levar a Aracaju palestras de peso no setor.
O Encontro Abrasel segue até quinta-feira, 31, no Hotel Parque dos Coqueiros, e é um marco para o segmento de alimentação fora do lar no Estado de Sergipe. Visando realizar atividades para aprimorar, discutir e encontrar soluções para os problemas locais e nacionais do setor o encontro reunirá na capital brasileira da qualidade de vida mais de 500 empresários e profissionais do ramo de bares e restaurantes.
Programação Técnica
A programação do Encontro Abrasel Aracaju está recheada de temas interessantes e atuais, com nomes que marcam a culinária nacional. Além da Reunião do Conselho Nacional da Abrasel são ingredientes do evento mini cursos para garçons com a participação de Isabela Jaroki do Pernambuco, Feira de Negócios, Workshop sobre linhas de créditos para bares e restaurantes com a participação de representantes do Banco do Estado de Sergipe - Banese, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa. Também faz parte da programação temas relacionados ao funcionamento de salão, gorjeta e outros.
Os temas Manipulação de Alimentos – Lea Duarte (SE), Oportunidades, Desafios e Tendências nos Negócios em Alimentos Fora do Lar – Célio Salles (PR), Oportunidade de Negócios na Copa do Mundo – Roberto Noronha (MG), Tecnologia na Gestão: Restaurante Inteligente RI – Marcos Couto (MG), ECAD Cobrança de Direitos Autorais: Quais são seus direitos – Percival Maricato (SP) também serão acompanhados e debatidos pelos participantes.
Um dos cursos mais aguardados é a Cozinha Show que trará a Aracaju grandes nomes da culinária nacional. Na quarta-feira, 30, o chef Valter Jaocki (PE) trabalhará com o tema Cozinha Regional. Alimento Chamado Vinho é outro tema do Cozinha Show que contará com o tempero do chef Fábio Sicilia (PA). Na quinta-feira ,31, último dia do evento também teremos duas demonstrações: Harmonizando Tira-gostos e Molhos de Pimenta com o chef Túlio Montenegro (MG) e Encontro com Sabores Regionais com o chef Evandro Kfoury (SE).
Paralelo às atividades do Encontro será realizada a Feira de Negócios que consiste em uma exposição que reunirá fornecedores e instituições ligadas ao setor de bares e restaurantes que tenham interesse em mostrar seus produtos e ampliar sua rede de negócios através do contato direto com os participantes do evento. Ao todo serão 19 stands na feira.
Na avaliação do presidente da Abrasel Sergipe Augusto José de Carvalho o encontro Aracaju consiste em excelente oportunidade para que os participantes conheçam os belos atrativos turísticos do Estado, a cultura, como também a gastronomia local, que segundo ele, “possui uma riqueza de dar água na boca”. “Quem participar do evento, além de se atualizar e debater temas relacionados ao nosso setor poderá comprovar que Sergipe, apesar de ser o menor estado da Federação, também reserva uma variedade marcante de ingredientes, temperos, aromas, cores e sabores em sua culinária, assim como é a culinária brasileira, que consiste sem dúvida, em um dos mais importantes atrativos turísticos do nosso país”, opina.
Com informações da Assessoria do Encontro
|