|
Alguns donos de bares e restaurantes talvez não tenham muito que comemorar no Natal e no réveillon deste ano. Afinal, as duas datas calharam de cair, justamente, na virada de sexta-feira para sábado, o que, para o mercado gastronômico, significa dois finais de semana a menos de movimentação intensa. Consciente da possibilidade de queda no faturamento, o setor aposta na antecipação das confraternizações corporativas e familiares.
O empresário Roberto Farias, sócio do restaurante Entre Amigos, por exemplo, acredita que, apesar da perda de dois finais de semana de alta movimentação, não haverá mudanças significativas no faturamento. “O que diminui é o período de funcionamento das empresas. Mesmo assim, estamos tendo uma procura bastante satisfatória. A diferença é que vamos ficar apertados nas semanas anteriores”, diz.
Aperto que o Ponteio Grill já está sentindo, mesmo antes da chegada do último mês do ano. De acordo com o gerente do restaurante, Jair Scariot, a quantidade de reservas efetuadas não deve ficar aquém do registrado no fim de 2009, por causa do considerável número de empresas que optaram por organizar a confraternização em novembro. “No próximo mês, os preços tendem a aumentar. Então, muita gente resolveu aproveitar estes dias. Daqui para a frente, a segunda e a terceira semanas de dezembro, provavelmente, serão as mais movimentadas”, afirma.
Nos restaurantes que dependem mais dos encontros familiares do que corporativos, o otimismo não se repete. Para o gerente administrativo do Famiglia Giuliano (que, geralmente, reserva mesas com, no máximo, 20 cadeiras), César Defiltro, o calendário de 2010 vai, sim, atrapalhar o rendimento do mês. “As pessoas estão sem tempo para pensar em confraternização, devido aos vários feriados das últimas semanas. Além disso, não estão tão animadas quanto de costume. Talvez seja um desgaste das eleições”, analisa. Para Defiltro, embora a demanda deva se intensificar no início de dezembro, não será possível igualar os resultados de 2009. A expectativa é que a redução no faturamento gire em torno de 20%.
"No próximo mês, os preços tendem a aumentar. Então, muita gente resolveu aproveitar estes dias" Jair Scariot, gerente do Ponteio Grill.
Fonte: Diário de Pernambuco
|