6/12/2018 - Confira estratégias para seu restaurante vender mais no natal


Saiba como garantir que seu restaurante não fique defasado em meio a tantas outras ofertas

O ano de 2018 está chegando ao fim, e junto com o encerramento do ciclo vem as festividades de fim de ano. Por serem datas comemorativas frequentemente relacionadas ao consumo, o ano novo e o natal podem ser muito lucrativos para empresas de diversos setores. No ramo da alimentação fora do lar não é diferente. Seja com a família ou com os amigos, essa é uma época em que muita gente quer comemorar, e muitas vezes, comendo fora de casa. Afinal, é época de confraternizações, de apreciar uma boa companhia, e uma boa refeição pode tornar a experiência ainda mais agradável.

Apesar de ser um período bastante lucrativo, é interessante adotar algumas estratégias para garantir que o restaurante não fique defasado em meio a tantas outras ofertas. Pensando em maneiras eficientes de ajudar estabelecimentos na área de bares e restaurantes, confira as  estratégias para o seu restaurante vender mais no natal.

Crie um menu personalizado para o fim do ano

Ao invés de promover o que é sempre promovido, que tal oferecer aos seus clientes algumas novidades válidas por tempo limitado? Elaborar pratos principais, sobremesas, entradas, combos e até promoções exclusivas para o natal e/ou ano novo é uma estratégia muito proveitosa, pois incentiva o consumidor a pedir por mais itens, o que faz com que ele aumente o ticket édio gasto na visita ao restaurante.

Pode ser vantajoso oferecer descontos em pratos que servem para muitas pessoas, geralmente as confraternizações contam com famílias inteiras, grupos grandes de amigos e até mesmo toda uma equipe de funcionários. Caso trabalhe com pratos individuais, você também pode oferecer combos ou descontos em pratos selecionados, mas que só sejam válidos quando todos os clientes pedirem. Trata-se um desconto no consumo de uma “mesa cheia de clientes”. Estabeleça o mínimo de pessoas pagantes necessárias para que o desconto seja aplicado.

Divulgue com antecedência suas promoções

Além de divulgar com antecedência suas promoções, o ideal é certificar-se de que todas elas sejam tematizadas. Invista em campanhas publicitárias específicas para o Natal e Ano Novo. As duas datas tem muitos símbolos aos quais são associados, como o papai noel, árvores de natal, enfeites redondos, estrelas, caixas de presente etc. Você pode associar sua promoção com a importância das companhias, dos amigos e da família. Já no caso do ano novo, a abordagem pode ser relacionada à renovação, o começo de um novo ciclo e também à “novidade”. De todo modo, é imprescindível um bom planejamento de estratégia. Quanto antes ele for elaborado, melhor. Se você ainda não tiver escolhido uma estratégia, não se preocupe, você pode aproveitar os dias que antecedem o natal para prepará-la, duas ou três semanas são suficientes.

Prepare o ambiente do restaurante

Essa estratégia pode ser utilizada junto das outras duas acima. Nessa época, é indispensável que você prepare o ambiente do restaurante, deixando-o com mais espaços que comportem grandes grupos de pessoas. Uma decoração que inclua pisca piscas e enfeites de natal pode ajudar os clientes a “entrarem no clima” do natal. Uma decoração que valorize o branco pode parecer elegante e sofisticada na época do Ano Novo.

Quando trata-se de preparo, é preciso também organizar a equipe. Além de orientar os atendentes a usarem uma abordagem que valorize as festividades, é necessário preparar a todos para a grande demanda de pedidos que costuma haver nesses dias. A cozinha deve estar preparada para produzir mais pedidos em uma velocidade bem maior que a normal. É normal que alguns restaurantes inclusive contratem mais funcionários para ajudar a agilizar os processos de recebimento, preparo e entrega dos pedidos. A organização nesse período é essencial para que tudo corra bem. Os supervisores e gerentes devem ser orientados a tomar medidas mais incisivas para manter tudo sobre controle. 


Fonte:  Programa Consumer

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