09/10/2017 - Evento em São Paulo propõe discutir comida além do prato


As 38 unidades do Sesc do Estado de São Paulo participarão da programação que vai até o fim do mês de outubro

A alimentação já extrapolou o prato no Brasil e no mundo há tempos. Especialistas olham para sustentabilidade, saúde, cultura e todo o meio que envolve a gastronomia e os alimentos. E é essa a ideia que motiva o evento Experimenta! Comida, Saúde e Cultura promovido pelo Sesc para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16). A programação multitemática reúne nomes de referência na área e inclui palestras, oficinas, workshops e bate-papos, realizados durante todo o mês nas 38 unidades do Sesc no Estado. As atividades estão divididas em seis categorias: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida; Aqui se planta, aqui se come diversidade.

As plantas alimentícias não convencionais, as pancs, são um dos destaques do evento e ganham programação própria com curadoria da colunista do Paladar e nutricionista Neide Rigo. “Procurei juntar pessoas que trabalham com pancs na panela e na terra, que tenham noções de cultivo, e quem começou com tudo isso, o Valderly Kinuppi.” Em sua palestra, Neide abordará frutas que podem ser consumidas mesmo antes de amadurecer, como é o caso da manga.

Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, vai discutir O Gosto como Experiência com o filósofo italiano Nicola Perullo. Para a chef e sommelière, é importante levar a discussão para além da esfera alimentar. “Queremos resgatar alimentos e tradições perdidas pela produção industrial e extrapolar a parte sensorial”, afirma. Ela fala sobre a necessidade de recuperar a conexão com ingredientes, cultura e história locais.

A tendência vem sendo sentida de forma crescente. Há grande procura por ingredientes que, além de artesanais e orgânicos, tenham um lastro histórico. A curadora do evento, Mariana Meirelles, reforça a ideia. “Queremos incentivar as pessoas a voltarem para a cozinha”, diz.

Fonte: Estadão


Acompanhe a Abrasel também nas mídias sociais:

alt alt alt