17/07/2017 - Sebrae/CE lança projeto Rota Turística do Cariri durante a Expocrato


A ação tem parceria com a Abrasel no Cariri

O Sebrae/CE lançou no sábado, dia 15 de julho, o projeto de estruturação da Rota Turística do Cariri. A iniciativa tem o objetivo de elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia de valor do turismo daquela região, por meio da modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes. O lançamento foi realizado no estande do Sebrae na Expocrato 2017, que acontece de 9 a 16 de julho no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.

De acordo com o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a região do Cariri tem atrativos turísticos relevantes, como o Geopark e a Floresta Nacional do Araripe, assim como importantes manifestações religiosas, a exemplo da romaria em devoção ao Padre Cícero Romão Batista e a festa de Santo Antônio em Barbalha, conhecida como festa do Pau da Bandeira. Além disso, Cartaxo ressalta que a região possui um grande patrimônio cultural, expressado no artesanato em madeira, cerâmica e couro, na gastronomia, na literatura de cordel e xilogravura, nas bandas de pífano - originadas da tradição indígena - nos reisados, nas cantorias, coco, repente e embolada.

“Diante desta riqueza cultural e ambiental, o trabalho do Sebrae/CE é qualificar as empresas que atuam na cadeia de valor do turismo, para que elas possam aproveitar melhor este potencial da região, dessa forma atraindo cada vez mais turistas, gerando emprego, renda e oportunidades de negócio para o território”, disse o superintendente do Sebrae/CE. Para isso, de acordo com a articuladora regional do Sebrae/CE no Cariri, Tânia Porto, o projeto de turismo terá como eixos estratégicos de ação o desenvolvimento da gestão dos pequenos negócios, a promoção da inovação e da sustentabilidade nas empresas, a ampliação de mercado e a integração da cadeia de valor do turismo.

O projeto terá como público-alvo os pequenos negócios dos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri que atuam em atividades como hospedagem e alimentação, artesanato, moda, panificação, comércio, agronegócio, entre outros que integram a cadeia de valor do turismo. “Queremos mostrar que a atividade turística não é feita apenas pelas empresas de hospedagem e alimentação. Existem diversos outros negócios nesta cadeia de valor que contribuem direta e indiretamente para esta atividade, e o papel do Sebrae/CE é contribuir para fortalecer todos estes elos”, afirmou Tânia.


Expocrato

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, explicou que a ideia de lançar o projeto de turismo do Sebrae na Expocrato faz parte da estratégia de valorização dos atrativos da região. “A Expocrato já é um evento tradicional que atrai visitantes de todo o Ceará e de diversos outros estados. Nada mais oportuno do que aproveitar este espaço para mostrar a estes visitantes da feira todo o potencial turístico da região, sendo o ponto de partida para este projeto que irá fortalecer ainda mais a atividade turística no Cariri”, afirmou ele.

Desde a última segunda-feira, 10 de julho, os visitantes do estande do Sebrae/CE na Expocrato também estão podendo participar de oficinas com os artesãos da região, assistir a apresentações culturais e degustar produtos da culinária local – graças a uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Cariri e a Associação dos Produtores Orgânicos da Região do Cariri Cearense (Aprorce).

Associados da Abrasel prepararam pratos especiais para degustação no evento. Além disso, no stand do Sebrae, a Associação está distribuiu o Guia Abrasel, com os principais estabelecimentos da gastronomia local.

alt alt

SERVIÇO

Lançamento do Projeto Rota Turística do Cariri
Data: 15/07/2017
Horário: 19 horas
Local: estande do Sebrae/CE na Expocrato – Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti – Crato /CE


Acompanhe a Abrasel também nas mídias sociais:

alt alt alt