02/09/2015 - Bares e restaurantes recorrem às compras agregadas para reduzir custos em Minas Gerais


Diminuição na margem de lucro frente ao acréscimo dos custos dos insumos (matéria-prima), queda de público, aumento da inflação e dos preços de impostos e taxas, são alguns dos problemas que o segmento de alimentação fora do lar tem enfrentado na conjuntura econômica atual. E como uma forma de reação aos sucessivos aumentos de custos de seus insumos e, com o objetivo de buscar a melhoria da logística de entrega e armazenamento, bem como ao acesso aos produtos, proprietários de bares e restaurantes da capital aderiram às compras agregadas.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel) em parceria com o portal SuperBuy (www.superbuy.com.br). Por meio da  plataforma virtual – que  disponibiliza as mais avançadas ferramentas de e-commerce - é possível cotar, negociar e adquirir  produtos similares comprados por empresas diferentes.

O diretor executivo da Abrasel MG, Lucas Pêgo destaca que, ainda que tenham perfis distintos, os estabelecimentos têm muitos insumos em comum, como, por exemplo, as carnes, bebidas, produtos de limpeza, óleos e outros. “Agregando-se as demandas, conseguimos melhorar a negociação junto aos fornecedores e obter os produtos com um preço mais acessível, já que a compra é feita em grande escala”, comenta.

Pêgo informa que qualquer bar e restaurante de Minas Gerais com volume de compras agregável pode adquirir seus insumos por meio do Superbuy e salienta que o associado à Abrasel não paga nada para utilizar o sistema. As empresas que tenham interesse em participar como compradoras ou fornecedoras podem procurar a associação pelo telefone (31)3282-5533 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compra facilitada

De acordo com Guilherme Cabral, representante da plataforma, o processo de compras pelo Superbuy é simples: a loja virtual realiza apenas negociações de compras em grande volume, o que gera um saving (redução de custos) suficiente para remunerar o sistema e ainda, diminuir os custos do comprador. Os produtos são entregues normalmente na empresa, como já acontecia anteriormente.

Ainda segundo o representante, os estabelecimentos interessados em realizar os processos de compras por meio do Superbuy devem se cadastrar, demandar produtos em quantidade suficiente para agregação, realizar a requisição no sistema online de forma rápida e prática e, por fim, aprovar a cotação final.

A opinião de quem usa

Segundo Lucas Pêgo, os bares e restaurantes associados à Abrasel já estão comprando dezessete produtos de forma agregada e conseguindo valores bem mais acessíveis. A expectativa é dobrar a lista de produtos até o final do ano. 

O empresário Humberto Machado, que é conselheiro da Abrasel MG e um dos proprietários do Los Mariachis Mexican Bar, foi quem indicou o portal de compras à entidade e está muito satisfeito com a iniciativa. Segundo ele, que conseguiu uma redução de cerca de 12% em seus custos, essa foi a solução bastante efetiva. “Não houve a necessidade de investimentos e tivemos pouco esforço para adquirir os insumos, contribuindo para o ganho de produtividade”, comenta.

Para Adélcio de Castro Coelho, proprietário do Boivindo, a economia no estabelecimento varia entre 5 a 15%. Antes de administrar o Boivindo, ele atuava no segmento de panificação, no qual já utiliza este tipo de ferramenta.  Com a parceria da Abrasel, conseguiu, nas primeiras compras de refrigerante, por exemplo, cerca de R$ 0,19 a R$ 0,20 de economia por unidade.

O empresário Elton Pires, do restaurante Baiuca, também comemora essa nova forma de comprar. “Estou gostando muito. O sistema está me ajudando, pois os preços são bem melhores e consegui reduzir meus gastos entre 10 e 20%”, comenta.

De acordo com Alexandre de Matos Lima, gerente comercial da Plena Alimentos e fornecedor de insumos (carnes), o SuperBuy tem tudo para dar certo! “Este tipo de serviço já é uma realidade no varejo e já funciona muito bem. Por meio dele nós, enquanto fornecedores, conseguimos um valor percentual de desconto maior aos empresários, que varia de 5 a 10% sobre o preço normal de varejo", conta.

Serviço

Cadastramento de Bares e restaurantes (associados à Abrasel ou não) no sistema de compras agregadas pelo telefone (31)3282-5533 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Cadastramento de empresas fornecedoras e mais informações sobre o Superbuy pelo telefone (31) 3071-4800.

Fonte: Assessoria Abrasel em Minas Gerais