Pedro Coutinho - A tecnologia de ponta simplificando negócios

 
Depois de comprada pelo Santander, a Getnet concilia o espírito inovador de uma startup e a dimensão de um forte grupo global


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Em outubro do ano passado, Pedro Coutinho assumiu a presidência da GetNet, uma das maiores empresas de captura e processamento de transações eletrônicas do país. Até então, ele era vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios do Santander Brasil. É que o banco comprou, em abril de 2014, a empresa de prestação de serviços para meios de pagamento. A operação reforçou a estratégia e o potencial de crescimento dos negócios do Santander no país. Ao mesmo tempo, propiciou maior flexibilidade na gestão relativa ao mercado de adquirência.

A Getnet prontamente começou a tirar partido da sua relação com o banco, passando a oferecer aos seus clientes uma série de vantagens, entre elas a Conta Integrada. Por intermédio dela, o cliente, ao concentrar suas vendas nas maquininhas da Getnet, obtém descontos no seu pacote de tarifas, bem como taxas diferenciadas
em produtos e serviços. Diz Pedro Coutinho: “O Santander Conta Integrada, por exemplo, oferece a possibilidade de o cliente simplificar o seu dia a dia e reduzir seus custos, usufruindo dos benefícios que nenhum outro banco oferece. Para isso, basta concentrar suas vendas nas maquininhas da Getnet”.

Ele concedeu à Bares & Restaurantes entrevista na qual, ao ser perguntado sobre a possibilidade de se destacar, no total de uma fatura, a gorjeta do garçom, respondeu: “se esta for uma demanda que irá fazer a diferença para o setor, vamos buscar formas de viabilizá-la”. A Getnet, acrescentou Coutinho, mantém o seu espírito abertamente inovador de uma “startup”, que agora pode ousar e crescer ainda mais, com o suporte internacional que lhe dá o Santander. “Temos, hoje, condições de oferecer o mais completo conjunto de soluções de pagamento e gestão de negócios do mercado”, disse ele.

Estes são os principais trechos da entrevista com Pedro Coutinho:

Como a Getnet pretende - em relação aos seus concorrentes do setor de adquirência - se diferenciar em termos de serviços, especialmente para o setor de bares e restaurantes, em que há uma predominância do empreendedor de portes micro, pequeno e médio?

Somos diferentes dos principais players do mercado. Temos uma proposta de valor diferenciada. A Getnet oferece soluções de pagamento para atender às necessidades dos diferentes ramos de negócios, garantindo uma experiência diferenciada para quem compra e para quem vende, independentemente do tamanho da empresa. O setor de bares e restaurantes é estratégico para nós. Trabalhamos no desenvolvimento de soluções que atendam os diferentes modelos de negócios deste segmento: à la carte, self service, fast food ou delivery. São soluções que melhoram a experiência do cliente final, que é atendido mais rápido. Em parceria com o Santander, criamos uma oferta de valor inédita no mercado, por meio da qual reconhecemos e recompensamos os clientes que concentram suas vendas em nossas maquininhas, permitindo a redução no valor do pacote de serviços bancários, as taxas mais atrativas e o desconto no aluguel da maquininha. Temos disponível, em nossa plataforma, a solução de conciliação Auttar, que oferece a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), a automação comercial, a impressora fiscal e um portal conciliador, que permite a conciliação automática das vendas. Ou seja: simplificando, e muito, o dia a dia do lojista, que pode acompanhar suas vendas de forma online, visualizando os valores que já antecipou e que ainda tem a receber no mês. Tudo isso com um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

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Um dos maiores desafios dos empresários é conhecer e lidar com ferramentas que simplifiquem a gestão dos seus negócios.

O desenvolvimento de novos produtos e serviços na Getnet passa sempre por ouvir as necessidades dos clientes e do mercado e ainda em trazer soluções que simplifiquem seu dia a dia e os coloquem cada vez mais no controle e gestão de seu negócio. Nossos produtos e serviços refletem este propósito: o App Getnet, por exemplo, permite que nossos clientes realizem a antecipações das vendas em até oito segundos, solicitem visitas técnicas e até mesmo bobinas. Para auxiliar os empresários na gestão e na tomada de decisão criamos o serviço Suporte à Gestão, que por meios de gráficos, podem acompanhar o histórico de vendas por valor, quantidade de transações, faturamento e ticket médio, bem como a comparação com o mercado, com visões anuais, mensais, diárias e horárias. Este tipo de serviço ajudará nossos clientes a avaliar e redefinir a melhor estratégia para fazer seu negócio prosperar. Em breve, iremos disponibilizar aos clientes a maquinha Dual Chip, que já está em projeto piloto. Com ela, o problema de sinal acaba para os varejistas. Isso porque ela oferece dois chips. Assim, quando um falha, o outro assume na hora, e termina a operação para
o cliente. Outro serviço que desenvolvemos para pequenas e médias empresas são os relatórios inteligentes, extraídos direto da maquininha, permitindo fechamento parcial, final e detalhado do caixa. Além disso, os clientes que utilizam a Getnet reconhecem que somos mais rápidos e seguros, tanto do ponto de vista de tecnologia como no atendimento às suas demandas. Avaliam muito bem nosso atendimento, considerando-o próximo e eficiente.

É possível considerar, por exemplo, a possibilidade de a Getnet desenvolver uma forma de se destacar o pagamento da gorjeta do garçom, em relação ao valor total da fatura, no comprovante da transação efetuada por meio do cartão de crédito e/ou débito?

Sim é possível.Getnet é uma empresa voltada em trazer soluções de pagamentos para o varejo. Se esta for uma demanda que irá fazer a diferença para o setor, vamos buscar formas de viabilizá-la. Temos o foco do cliente. As soluções que desenvolvemos estão voltadas para simplificar a gestão do negócio para os lojistas. Por exemplo, temos um sistema muito eficiente de conciliação de vendas, integrado à automação comercial, que elimina a necessidade de fazer o fechamento de caixa manualmente. Acabamos de lançar o aplicativo Getnet, em que o empresário pode consultar seu extrato, antecipar suas vendas em alguns segundos, além de solicitar bobinas, materiais de sinalização e suporte técnico. Ou seja, temos as soluções para de fato colocar o lojista no controle total do seu negócio.

Há um ano e meio, aproximadamente, o Santander Brasil fechou o acordo de compra da Getnet. O que essa compra gerou, em termos de benefícios adicionais, para os clientes do Santander e para os clientes da Getnet?

Fazer parte de um dos maiores grupos financeiros do mundo trouxe uma importante mudança de patamar para as operações da Getnet, que mantém seu espirito de startup, mas, agora, pode crescer e expandir, tendo o suporte de um grupo internacional. Para os clientes - tanto os do Santander quanto os da Getnet - significa poder ter acesso a produtos e serviços mais completos, que suportam o crescimento do seu negócio. Recentemente, o banco lançou o Santander Negócios e Empresas, que é, sem dúvida, a melhor oferta de valor para pessoa jurídica no país, aliando o que há de melhor em serviços financeiros a um conjunto de serviços não-financeiros, voltados para simplificar a vida do empresário e prepará-lo para o crescimento sustentável de seus negócios. Os clientes já percebem, no dia a dia, os benefícios desta junção, tanto do ponto de vista de oferta de novos produtos e serviços, quanto no atendimento de suas demandas diárias. O Santander Conta Integrada, por exemplo, oferece a possibilidade de o cliente simplificar o seu dia a dia e reduzir seus custos, usufruindo dos benefícios que nenhum outro banco oferece. Para isso, basta concentrar suas vendas nas maquininhas da Getnet.

O grande desafio do contemporâneo mundo dos negócios é inovar, abrindo fronteiras ainda não exploradas. Nesse contexto, qual é, para a Getnet, o grau de importância da formação de alianças eparcerias, dentro do seu plano estratégico?

Para nós, a realização de parcerias estratégicas é fundamental para o desenvolvimento e expansão dos nossos negócios. O mercado no qual atuamos está em crescimento. E as parcerias nos ajudam a conhecer melhor os segmentos que temos interesse em atuar, com produtos e serviços inovadores que tragam, de fato, um valor agregado para os negócios do respectivo setor. A parceria com a Abrasel, por exemplo, nos permite conhecer melhor as prioridades do setor de bares e restaurantes, e, ainda, desenvolver soluções que agreguem valor aos donos dos estabelecimentos. Para o segmento de restaurantes, por exemplo, temos soluções que aliam o melhor controle e gestão das vendas com a mobilidade necessária para o rápido atendimento ao cliente. A parceria permitirá ainda trazer estas soluções com melhor custo/benefício para seus associados.

Qual é a sua avaliação sobre este pressuposto de que a crise, desde que passageira, pode servir ao reposicionamento geral das empresas? Como a GetNet se encaixa neste cenário?

Toda crise gera oportunidades nos negócios. Para crescer é preciso inovar, criar novas soluções que atendam cada vez mais os nossos clientes com comodidade, segurança e economia. Mesmo em um cenário pouco promissor, no curto prazo, estamos mantendo nosso ritmo de crescimento, porque assumimos na Getnet a postura que não iríamos participar desta crise. Definimos fazer diferente para poderconquistar resultados diferentes. Para isso, focamos na construção de uma equipe de alta performance,
lançamos um novo posicionamento no mercado, e, também, produtos e serviços mais aderentes ao cenário. Além disso, estamos hoje ainda mais próximos de nossos clientes, identificando as oportunidades de fazermos mais e melhor.

Qual a contribuição que a GetNet pode dar para que se avance na formalização dos pequenos negócios do setor de serviços?

A Getnet tem hoje condições de oferecer o mais completo conjunto de soluções de pagamento e gestão de negócios do mercado. Nossa estratégia de atuação, por ramos, nos permite uma maior compreensão das necessidades de cada cliente e a construção de uma oferta de valor que traz a melhor relação custo/benefício aos donos de bares e restaurantes. A parceria com a Abrasel permitirá a ampliação desta oferta para todos os tamanhos e tipos de negócio. Desde as grandes redes varejistas até pequenos bares e restaurantes de bairros, que poderão ter acesso à soluções de pagamento que, hoje, grandes redes têm a um custo baixo. Isso trará ao empresário um importante diferencial competitivo, uma vez que poderá atender seu cliente de forma mais ágil, proporcionando uma experiência de compra diferente, ao mesmo tempo que terá a gestão do seu negócio simplificada, pois terá acesso à um conjunto de informações de forma automática, facilitando o dia a dia dos negócios e a tomada de decisão.

Fonte: Revista Bares & Restaurantes edição 107 * Matéria na íntegra disponível na versão impressa. Para assinar a revista, clique aqui.

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