AÇÕES

O primeiro passo conjunto foi dado durante a realização da 10ª edição do festival gastronômico Brasil Sabor, que, no estado de São Paulo (capital e litoral norte) e na cidade de Paraty (RJ), impactou 500 mil pessoas. 77 restaurantes e dezenas de chefs foram mobilizados para incentivar o consumo consciente do pescado por meio da criação de pratos especiais para o festival, que aconteceu de 14 a 31 de maio.

As criações do chef seguiram as observações contidas no Guia de Consumo Responsável do Pescado, que divide as espécies encontradas na costa brasileira em três categorias: “Bom apetite” (liberadas para o consumo), “coma com moderação” e “evite”. Os pratos do festival foram bem recebidos pelo público e passaram a fazer parte do cardápio fixo dos restaurantes. Foi realizada também uma oficina voltada para os restaurantes, que estimulou o uso de espécies adequadas de pescado na criação dos pratos.

Em agosto foi a vez de capacitar os pescadores das comunidades pesqueiras de Ubatuba. O chef Eudes Assis comandou uma oficina que também tratou das espécies mais recomendadas para o consumo (seguindo a cartilha do consumo consciente), técnicas de manejo durante a pesca para aumentar a produtividade da atividade e boas práticas relacionadas à segurança dos alimentos. Além disso, o chef trabalhou com os pescadores ações de marketing por meio de redes sociais com finalidade de impulsionar as vendas e estreitou o relacionamento direto entre pescadores e restaurantes, afim de criar uma relação simbiótica entre os dois atores.

Neste primeiro momento, o projeto-piloto será desenvolvido no litoral norte de São Paulo.