Perfil da Abrasel


Abrasel – Trabalho, profissionalização e investimentos pelo desenvolvimento do Brasil.

Representante de um setor que hoje congrega cerca de um milhão de empresas e que gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde a sua criação em 1986, busca contribuir de forma efetiva para importantes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.

Este setor representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 31,1% dos gastos dos brasileiros com alimentos (POF IBGE 2008-2009). É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.

Criada com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo para facilitar o empreender e melhorar a qualidade de vida no Brasil, a Abrasel nos últimos anos investiu muito em seu projeto de expansão e hoje está presente com suas seccionais em 27 estados brasileiros e ainda com suas 18 regionais.


A Abrasel cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização. Um crescimento alcançado por ações estratégicas, pela mobilização por políticas públicas de promoção do desenvolvimento do setor e pela credibilidade que a entidade conquistou com a realização de projetos consistentes de qualificação de serviços e promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o turismo brasileiro. Por tudo isso, conquistou também o apoio de parceiros de peso, como o Ministério do Turismo, Sebrae, Ambev, Souza Cruz, GetNet, Prazeres da Mesa, Philip Morris e Ecolab, que apoiam um conjunto de ações estratégicas que estão revelando todo o potencial da gastronomia tanto para o setor de turismo como para a economia brasileira, como os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, os Encontros Regionais e o Congresso Abrasel.

A intensa movimentação em todo o setor de alimentação fora do lar é visível. Atenta a esse cenário promissor, a Abrasel trabalha firme para incentivar o associativismo, qualificar o segmento e despertar a atenção dos governos para a necessidade de políticas públicas específicas para o segmento de alimentação fora do lar.

Você também pode contribuir com esse esforço para a criação de um ambiente de negócios favorável para os empreendimentos do setor. Procure a seccional ou regional em seu estado e saiba como se associar!