Faça diferente

Faça diferente



O ano passado foi desafiador para o setor de bares e restaurantes. Muitos foram os obstáculos a serem superados e ainda existem outros tantos a serem vencidos em um ano incerto, sobretudo pela realização da Copa do Mundo, em junho, e das eleições presidenciais em outubro. Para fazer de 2014 o ano do seu negócio é preciso ser otimista e estar aberto a mudanças.

Nenhum empresário atinge resultados diferentes fazendo a mesma coisa. Inovar é fundamental, especialmente em um setor sempre tão competitivo como o da alimentação fora do lar. Neste início de ano, comece definindo claramente os objetivos do seu negócio. Quais os seus desejos para o ano? Por qual motivo? Como executar e alcançar os resultados esperados?

Inspirada por estas perguntas, a Abrasel se prepara para vencer os desafios que se fazem presentes em 2014 investindo em novos caminhos. Estreitar o relacionamento com a recém-criada Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes é de extrema importância para concentrar esforços na inclusão das pautas do setor nos programas governamentais, especialmente considerando que se trata de ano eleitoral. É uma nova investida para garantir a defesa dos interesses do nosso setor.

Para o empresário, as definições dos objetivos do negócio devem ser orientadas pela geração de valor para a empresa, não necessariamente pelo lucro do exercício anterior. O começo do ano é o momento ideal para refletir sobre essas questões e iniciar as mudanças que podem transformar a empresa e incrementar a receita do estabelecimento.

Para ter um bom ano, vencer a concorrência e conquistar os clientes, é preciso fazer diferente. Observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o seu negócio está direcionado é primordial, assim como adicionar novos desafios no planejamento anual, focar na qualidade do atendimento e elaborar metas para cada colaborador. Além disso, é essencial aprender a trocar informações com a equipe. A partir destas conversas, dilemas podem ser resolvidos, assim como boas ideias podem surgir.

Investir esforços nas mudanças necessárias é um importante passo para colher bons frutos ao final de 2014. O empresário precisa ter em mente que algumas ações podem transformar o ano do negócio. Neste processo, o planejamento é fundamental, assim como a definição de metas e estratégias claras e objetivas.

Focar na melhoria dos produtos e serviços também faz toda a diferença. O consumidor está sempre em busca de boas experiências ao entrar em um bar ou restaurante. Para completar, o empresário não pode esquecer a comunicação. É preciso aprimorar o diálogo com os vizinhos, clientes, equipe e fornecedores - tanto para investir na propaganda boca a boca, quanto para ter novas ideias.

Pensar em novas soluções para os velhos problemas é o caminho. Fique atento, faça diferente e transforme 2014 no ano da sua empresa!


*Paulo Solmucci Júnior é presidente executivo da Abrasel